Tratamentos-Gengivais-02.jpg

Tratamentos Gengivais

A especialidade que trata problemas gengivais é chamada Periodontia. Também cuida da estética da gengiva e, consequentemente, da estética do sorriso.

Entre os problemas de gengiva mais comuns podemos citar a gengivite, a periodontite e a periimplantite. Alguns sintomas que podem decorrer dessas doenças são sangramento, mau-hálito, dentes ou implantes frouxos, retração gengival e dor.

A periodontia estética tem como objetivo harmonizar o contorno e a altura gengival entre os dentes. Esses procedimentos são realizados para recobrir raízes expostas ou para remover tecido gengival aumentando a exposição dos dentes ao sorrir, melhorando o “sorriso gengival”.

Na Hubb contamos com o que há de mais moderno em tecnologia para diagnóstico, planejamento e acompanhamento de casos, como o scanner intraoral iTero Element 2, estúdio fotográfico profissional e um corpo clínico altamente qualificado, para que você tenha a melhor solução em tratamentos gengivais.

1. Quais são os procedimentos em uma primeira consulta?

Durante a primeira visita, o periodontista faz uma anamnese (entrevista) completa dos históricos médicos e odontológicos do paciente. É extremamente importante para o periodontista saber se qualquer medicação está sendo tomada. Também é preciso saber se o paciente está sendo tratado de qualquer condição que pode afetar o cuidado periodontal, tais como doenças cardíacas, diabetes ou gravidez.

O periodontista examina as gengivas, verifica se há alguma linha de recessão gengival, avalia a forma como os dentes se encaixam ao morder, e verifica os dentes e implantes para ver se existe algum grau de mobilidade. O periodontista também terá um instrumento de medida chamado sonda periodontal e a utiliza entre os dentes e gengivas, para determinar a profundidade destes espaços, conhecidos como sulcos gengivais e bolsas periodontais, o que ajuda o periodontista a avaliar a saúde das gengivas. Também podem ser realizadas radiografias para observar a situação do osso abaixo da linha das gengivas.

2. O que é gengivite?

A gengivite é a forma mais suave da doença periodontal. Isso faz com que as gengivas se tornem vermelhas, inchadas e sangrem com facilidade. Há geralmente pouco ou nenhum desconforto nesta fase. A gengivite é frequentemente causada por higiene oral inadequada. A gengivite é reversível com tratamento profissional e boa higiene oral.

Fatores que podem contribuir para a gengivite incluem, diabetes, tabagismo, o envelhecimento, a predisposição genética, doenças e condições sistêmicas, estresse, alimentação inadequada, a puberdade, as flutuações hormonais, gravidez, abuso de drogas, a infecção pelo HIV, e o uso de certos medicamentos.

3. O que posso fazer em casa para evitar a doença periodontal?

A melhor maneira de prevenir a doença periodontal é cuidar bem dos seus dentes e gengivas em casa. Isto inclui escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir, usar fio dental pelo menos uma vez por dia, e visitar seu dentista ou periodontista para a manutenção preventiva e exames regulares duas vezes por ano. Passar alguns minutos por dia em medidas preventivas pode poupar tempo e dinheiro de tratamento da doença periodontal.