. Cirurgia ortognática
Estas cirurgias alteram a posição da mandíbula do paciente. Elas são feitas geralmente em adultos, uma vez que crianças e jovens podem contar com a correção por meio dos aparelhos ortodônticos.
. Enxertos ósseos para implantes dentários
Outra cirurgia muito comum na odontologia é a colocação de implantes dentários. Essa estrutura óssea maxilar envolve diversos cuidados para recepcionar um implante bem posicionado, que irá posteriormente receber uma coroa protética. O volume e altura do osso poderá ser avaliado com a tomografia, exame solicitado pelo profissional que irá realizar a enxertia.
Assim, o enxerto ósseo é o procedimento indicado para preparar a boca do paciente para, posteriormente, receber o implante dentário.
. Cirurgias odontológicas gengivais
Estas cirurgias são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais. Estas doenças são causadas por infecções bacterianas, quando estas afetam os tecidos gengivais e estruturas ósseas dos dentes.
. Remoção de cistos
Os cistos podem ter origem no desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, ou origem congênita, isto é, desde o nascimento. Em ambas as situações, a remoção é possível e necessária por meio de cirurgia odontológica.
. Cirurgia oral menor
Sâo cirurgias que podem ser realizadas em consultório ou clínica odontológica, não requerendo estrutura hospitalar. Elas envolvem menor risco e são cotidianas. O maior exemplo que podemos destacar é a extração dentária — ou a extração do siso, e colocação de implantes.