Cirurgia-02.jpg

Cirurgia

O que é?

Cirurgia dentária é um dos vários procedimentos médicos que envolvem a modificação artificial da dentição; em outras palavras, cirurgia dos dentes, gengivas e ossos da mandíbula.

Quais são os diferenciais?

Na Hubb você tem à disposição profissionais altamente qualificados e especialistas em cirurgia odontológica, desde extrações e procedimentos periodontais até cirurgias mais complexas de implantes e enxertia óssea. Contamos com um setor dedicado ao controle biológico e assepsia, além de nossa equipe multidisciplinar trabalhando de maneira integrada em qualquer procedimento cirúrgico que se fizer necessário.

Possíveis dúvidas

1. Quais são as 5 cirurgias mais comuns?


. Cirurgia ortognática

Estas cirurgias alteram a posição da mandíbula do paciente. Elas são feitas geralmente em adultos, uma vez que crianças e jovens podem contar com a correção por meio dos aparelhos ortodônticos.

. Enxertos ósseos para implantes dentários

Outra cirurgia muito comum na odontologia é a colocação de implantes dentários. Essa estrutura óssea maxilar envolve diversos cuidados para recepcionar um implante bem posicionado, que irá posteriormente receber uma coroa protética. O volume e altura do osso poderá ser avaliado com a tomografia, exame solicitado pelo profissional que irá realizar a enxertia.

Assim, o enxerto ósseo é o procedimento indicado para preparar a boca do paciente para, posteriormente, receber o implante dentário.

. Cirurgias odontológicas gengivais

Estas cirurgias são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais. Estas doenças são causadas por infecções bacterianas, quando estas afetam os tecidos gengivais e estruturas ósseas dos dentes.

. Remoção de cistos

Os cistos podem ter origem no desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, ou origem congênita, isto é, desde o nascimento. Em ambas as situações, a remoção é possível e necessária por meio de cirurgia odontológica.

. Cirurgia oral menor

Sâo cirurgias que podem ser realizadas em consultório ou clínica odontológica, não requerendo estrutura hospitalar. Elas envolvem menor risco e são cotidianas. O maior exemplo que podemos destacar é a extração dentária — ou a extração do siso, e colocação de implantes.




2. A cirurgia é com anestesia geral ou local?


Muitas cirurgias odontológicas podem ser feitas em ambulatório, desde uma simples intervenção até a extração de dentes e colocação de implantes.

Cirurgias mais complexas (cabíveis ao especialista Buco Maxilo Facial) como fratura óssea, remoção de lesões cancerígenas e cirurgias corretivas de face devem ser feitas necessariamente em ambiente hospitalar.

Para essas ocasiões hospitalares, o paciente poderá ser submetido a anestesia geral, porém, em consultório, nunca será.